Qual a importância do Personal Branding nas empresas?

Compartilhe

Como o personal branding, ou gerenciamento da marca pessoal, pode agregar ao ecossistema empresarial?

Uma corporação indica o coletivo, um agrupamento de indivíduos, que parece oposto ao conceito de Personal Branding. Então, como conectar o individual ao coletivo e trabalhar as marcas pessoais nas empresas (e suas marcas corporativas)? 

É sobre isso que trata a mais recente publicação lançada ao mercado brasileiro, o livro Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave. A publicação tem como coautora a especialista internacional em Personal Branding Daniela Viek, colunista do Administradores e professora do curso Personal Branding no Administradores Premium.

Já disponível nos principais marketplaces do Brasil, o projeto envolve mais dois co-autores italianos: Luigi Centenaro, uma das referências internacionais na área; e Silvia Zanella, gestora especialista em Employer Branding e Employer Advocacy, ambos com foco no mercado corporativo. O livro propõe uma aplicação completa da marca pessoal nas empresas.

Branding pessoal e o mercado

O branding pessoal se torna uma realidade em pauta na gestão corporativa a partir do momento em que enxergamos as pessoas como a parte fundamental dos resultados do negócio.

Cuidar da marca pessoal, já não deve ser mais preocupação “apenas” do C-Suíte. Estimular esse cuidado naqueles que colaboram com a disseminação da cultura da sua empresa pode ser tão importante quanto cuidar do seu marketing, por exemplo. Equipe de vendas, lideranças, relacionamento com cliente, suporte, RH, secretariado, todos que fazem parte do negócio e contribuem para seus resultados.

“A grande vantagem do PB para a liderança dentro de uma organização é ter controle do que se está comunicando à empresa. Não apenas verbalmente, mas com suas ações e imagem”, afirma André Streppel, CEO da WK JobHub, empresa de consultoria de RH para a área de Tecnologia.

Imagem da autora Daniela Viek com o livro Personal branding nas empresas

Daniela Viek e o livro “Personal Branding nas empresas”: obra propõe um balanço completo da aplicação da Marca Pessoal nas empresas

Enquanto a imagem externa é reforçada por ações publicitárias para que todos a conheçam, uma empresa é realmente sustentada pela reputação que constrói pela constância das suas ações – sejam elas positivas, ou negativas. É aí que entra o Personal Branding, para reforçar a construção de uma base sólida e sustentável que suporte o teste do tempo.

“Entendendo que é uma jornada de autoconhecimento através aplicação de ferramentas (identidade, imagem, reputação), a importância do Personal Branding é nos fazer identificar e conectar com nossos desafios, e assegurar ações inteligentes para nossa carreira”, afirma Yunare Targino, gerente corporativo de processos industriais da M. Dias Branco, multinacional brasileira do ramo alimentício.

O livro “Personal Branding nas empresas”

Sobre o livro, Luigi Centenaro, um dos autores, aponta que a obra é estruturada em seções onde cada uma indica a aplicação para uma parte da empresa: governança, recursos humanos, gestão, lideranças, employer branding, comunicação, marketing, área comercial (de vendas). Ou seja, um guia completo trazendo as melhores práticas do Personal Branding que sinalizam as boas práticas e melhores caminhos a serem seguidos em direção aos objetivos das empresas.

Daniela Viek explica que “é comum os textos sobre marca pessoal se voltarem para o profissional de forma individual. Por exemplo, o freelancer que quer atrair novas oportunidades, o influencer em busca de notoriedade. Já nesta obra, que não trata-se de uma coletânea de artigos, focamos nas diferentes funções de negócios e como esses profissionais podem usar a alavancagem de sua própria marca para colaborar com a organização e alcançar seus objetivos, pessoais e coletivos”.

O Personal Branding trabalha a identidade, a imagem e a reputação, tripé essencial para a gestão de qualquer profissional, inclusive dentro das organizações, onde trabalha-se o alinhamento da marca pessoal com a marca corporativa. “A marca pessoal tem a ver com gerar uma expectativa excelente e se diferenciar dos outros. Porque senão, somos apenas mercadorias. Se formos peças indiferenciadas ninguém vai reparar em nós”, completa Centenaro.

O livro “Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave” já está disponível em formato impresso, digital e epub (kindle)  através do site oficial personalbrandingnasempresas.com, e também nos principais marketplaces brasileiros como Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, Casa Bahia, Americanas.com e nos EUA na Barnes & Nobles online.

Adquira em primeira mão seu exemplar físico ou online e entenda como aplicar as mais avançadas técnicas do Personal Branding em sua empresa envolvendo sua carreira e negócios. Acompanhe também pelo site oficial o lançamento oficial pelo Brasil e Europa em 2023.

Fonte: Administradores.com

Continue lendo