A influência da Marca Pessoal do CEO

Compartilhe

Ser um CEO na atualidade não é uma tarefa simples, além das responsabilidades que são atribuídas ao principal representante da organização, muitos outros aspectos estão diretamente ligados ao executivo que está a frente da companhia, que hoje é alvo da mídia e suas posturas refletem diretamente nos resultados.

Por alguns anos (exatos 12) como Relações Públicas tive a oportunidade de me envolver em distintas culturas organizacionais através de consultoria e projetos lidando com todo tipo de liderança, o que me enriqueceu muito na jornada, pois sempre percebi a preocupação dos líderes quanto à prosperidade de seus negócios, mas também, em serem influenciadores do meio, sejam para seus colaboradores, sejam para o seu mercado-alvo, alguns de fato muito centralizadores, outros com preocupação exímia com sua reputação.

Um exemplo de como a imagem do CEO influencia diretamente nos resultados da organização foi visto recentemente no Caso da Petrobrás, uma das maiores empresas nacionais. Apenas com rumores da alteração da principal representante da estatal, as ações subiram 15% de um dia para o outro.

E vamos olhar para a fase atual de nossa política no Brasil, qualquer movimentação em “Brasília” e vemos o dólar subir e/ou descer e o mesmo acontece com a bolsa de valores, grandes impactos em uma economia como um todo, e podemos perceber como a reputação de líderes, tanto no meio público quanto privado se resume a duas palavrinhas: Influência e Confiança.

O que estes líderes abaixo tem em comum? Isso mesmo, influência e confiança de seus respectivos públicos. Para influenciar primeiro é necessário estabelecer uma relação de confiança, esta é a receita para fortalecimento de uma marca pessoal. Sempre me perguntam: Mas como devo “construir” minha marca pessoal? E eu respondo: Você não vai construí-la, vai desenterrar, pois é um processo de dentro para fora, assim como, não se constrói um líder de fora para dentro, não subsiste. 

 Veja aqui a relação dos 50 líderes mais influentes do mundo, de acordo com a Fortune 

Em meio a um mundo onde informação está sempre disponível e qualquer ocorrido sai na mídia em tempo real, é muito importante que um CEO preserve sua marca pessoal intacta, pois sua reputação está associada à ela, e que a preserve sem associações pejorativas.  Uma marca que foi depreciada poderá demorar anos para ser reconstruída, e no mundo corporativo, essas conseqüências são fatídicas. 

 COMO OS CEOs ESTÃO SENDO VISTOS?

Em contrapartida, um CEO com uma marca pessoal sólida e reconhecida no mercado, tem à disposição um leque de oportunidades cada vez maiores, sendo detentor de um perfil interessante para network, o que abre cada vez mais portas e demonstra confiabilidade para os sócios. Foi o que mostrou o Estudo 2016 Edelman Trust Barometer, que apontou que 83% dos brasileiros acreditam que os CEOs mais confiáveis são os do setor de tecnologia, com nomes conhecidos como Mark Zurckerberg (Facebook), Warren Buffett (Berkshire Hathaway) e Tim Cook (Apple).

Já vivemos a era do CEO celebridade, depois tivemos o CEO invisível e agora as pessoas querem o CEO autêntico.” Leia a entrevista do Valor Econômico com Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa, em que ele destaca como são percebidos e o que as pessoas esperam destes líderes. 

_______________

Aproveitando a pauta, gravamos uma entrevista para nosso canal no Youtube – PersonalBrandingTV.com.br com   um Executivo referência no mercado de Supply Chain, Eduardo Banzato, falando sobre: Liderança e a Marca Pessoal do Executivo de Sucesso. Assista!

 Nesta nova perspectiva, um CEO hoje precisa ter a preocupação de construir e manter uma imagem bem sucedida dentro do mercado, para apresentar-se como um profissional de alto nível, tal qual, todas as organizações almejariam ter. É onde entra o Personal Branding, a necessidade de gerenciar de forma estratégica sua própria marca pessoal, pois, este processo trata-se de agregar valor para si [sua carreira] e para a corporação que lidera.

Pensando em todos esses aspectos, apresentamos 4 passos para ser um CEO com uma reputação bem vista no mercado.

  1. SEJA ACESSÍVEL

A construção da marca do bom CEO começa dentro da própria casa. CEOs  também precisam ser acessíveis para seus liderados. Dennison John é um exemplo disso. CEO da SAP Lab América Latina, sempre destaca em suas entrevistas a importância da comunicação com seus liderados através de reuniões rotineiras.

  1. NÃO SE ESCONDA!

Segundo a pesquisa The CEO Reputation Premium: Gaining Advantage in the Engagement Era, para 81% dos entrevistados, é necessário que o CEO tenha um perfil público, visível e forte. É importante direcionar um tempo para “aparecer” na sociedade, como em eventos relevantes, ou aceitando convites para palestras. Os CEOs tem muito a contribuir, e a sociedade quer ouvi-los!

  1. USE A STORYTELLING A SEU FAVOR

Quem enxerga um CEO hoje como principal representante de uma organização, não consegue identificar qual o histórico que foi construindo para ele chegar nesta posição. Então, é importante trazer à tona essa realidade. As pessoas querem saber qual é a sua história. Histórias marcam, quem nunca se impressionou, por exemplo, com a vida de Steve Jobs e como ele iniciou um dos maiores empreendimentos em uma garagem ?

  1. NÃO DEIXE DE INVESTIR EM SEU PERSONAL BRANDING

Assim como nos investimentos em longo prazo dentro da organização, investir em Personal Branding (Gestão Estratégica da Marca Pessoal) é de suma relevância para qualquer CEO atualmente. É o fechamento dos trabalhos realizados em torno da Marca. Busque sempre investir em promover sua marca pessoal, através do network, das mídias sociais, e nas mais diversas ferramentas disponíveis. Um executivo que agrega valor a sua própria marca, eleva o valor da organização que lidera, tornando-se cada vez mais reconhecido como símbolo de excelência no mercado. Afinal, como gerenciar a marca dos outros sem gerenciar a sua, mais do que nunca, somos todos CEOs da empresa EU S/A. 

Gostou do Artigo?

Compartilhe abaixo nos comentários sua visão sobre o assunto e como faz a gestão da sua marca pessoal. Até a Próxima!

Continue lendo