Monitore sua Marca Pessoal Online

Compartilhe

Você já sabe que a marca corporativa, bem como, a marca dos produtos, são os ativos mais importantes no mundo dos negócios.

As áreas de RH, também estão de olho na employer brand, ou seja, a marca da sua empresa como empregadora. Você sabe que, se ela tem uma boa reputação como empregadora, pode atrair talentos profissionais para trabalharem nela com mais facilidade e também ser um bom atrativo para a manutenção dos atuais talentos.

Mas, agora perguntamos, e a sua personal brand, a sua marca pessoal como está atualmente? Forte, Fraca? Que atributos estão atrelados a ela? Será que é saudável que esteja apenas vinculada a um sobrenome corporativo, do tipo: “Sim, sou o Gomes da empresa Xis”?

E, quando você decidir procurar novos desafios profissionais, com o que contará, além disso? A marca pessoal deve ter uma independência em relação à marca da empresa em que você atua no momento. Trabalhar nela, fazer um bom trabalho, deve ser um item entre os diversos outros itens do seu currículo, lembre-se sempre disso, mas nunca esqueça de sua carreira como um todo.

Como monitorar sua marca pessoal online?

Neste post, levantamos para você algumas ferramentas gratuitas que ajudarão no monitoramento da sua própria marca. É um primeiro passo para você analisar que tipo de marca pessoal você possui e também para, a partir disso, assumi-la para a direção que, de fato, você deseja que caminhe.

Como no caso das empresas, é preciso de tempos em tempos utilizar algum termômetro para analisar o status da marca e corrigir estratégias, se necessário. Assim também ocorre na sua marca pessoal. Vamos lá?

Falaremos de três ferramentas gratuitas para fazer o monitoramento da sua marca pessoal: Social MentionBlog Pulse e Google Alerts. Intercalando as três diariamente, com apenas alguns minutos, você poderá ficar sabendo de coisas surpreendentes sobre você mesmo no ambiente virtual. Calma, muitas informações serão positivas! O importante mesmo é você se conscientizar que, precisa primeiro saber o que andam dizendo de você, para depois trabalhar a marca pessoal direcionando o que, de verdade, quer que digam de você!

Social Mention

Essa ferramenta é incrível. Já na primeira página, de forma totalmente amigável, você precisa apenas digitar seu nome, para que venha tudo (“All”) que está sendo dito sobre você online. Você escolhe o período: “Anytime”, “Last hour”, “Last Day”, “Last week”, “Last month”. Imediatamente, é captado tudo o que está sendo atrelado ao seu nome, ou seja, à sua marca pessoal. São vídeos, áudios, fotos, menções em sites, blogs, etc. 

Blog Pulse

O blog pulse é um sistema de busca e análise online especializado em blogs e também é totalmente gratuito. Ele tem um período básico de até seis meses, a partir da data em que você fizer a consulta. Possui vários aplicativos que permitirão que você vasculhe bastante sobre o que deseja saber. Um deles, muito interessante, é o “Conversation Tracker”. Por meio dele, você pode determinar até três grupos de conversas em blogs para seguir. Só precisa identificar o teor do assunto. Além disso, o Blog Pulse gera gráficos dessas discussões (“Trend Search”), apontando para você que rumo tais conversas está seguindo. Fantástico, não?

Google Alerts

Para acessá-lo você precisa ter uma conta no Google. Se ainda não tem, vale a pena abrir uma, nem que seja apenas para o Google Alerts, que é imperdível. Quando entrar na página dos alertas, você se defrontará com o item: “Eu na Web”. De imediato, você encontrará seu nome (de acordo com o que nomeou no seu gmail.com) e também a íntegra do seu e-mail: fulano@gmail.com. Muito bem. Clique nos dois. De forma automática, você terá criado dois alertas: um para seu nome e outro para seu e-mail.

Você notará que há várias sugestões de alertas que o Google sugere, como nomes de empresas, de esportistas, celebridades, cantores, etc. Nesse momento, em que estamos falando de sua própria marca e não de marcas de terceiros, isso não vem ao caso. Vamos cuidar de você primeiro. Siga as instruções abaixo:

Quando visualizar seu nome e o seu e-mail entre os alertas criados (ficam acima de onde você clicou), clique no lápis cinza para editar. Aqui, você escolherá a frequência com que deseja receber seus alertas (“quando disponíveis”, “uma vez por dia” ou “uma vez por semana”). Também escolherá as fontes onde o Google deve buscar as informações: notícias, blogs, web em geral, vídeos, livros, fóruns, etc. Se quiser simplificar, basta escolher apenas “automaticamente”. Pronto, tudo será pesquisado.

No Google Alerts, você ainda pode escolher o idioma, a região onde as informações devem ser coletadas (até o país), bem como a quantidade e a qualidade dos dados levantados. Pode ser “melhores resultados” ou “todos os resultados”. A sugestão é que você comece com “todos os resultados”, mas se esta for realmente uma grande avalanche no seu e-mail, retorne ao Google Alerts e redirecione para “melhores resultados”. É muito fácil!

Ah, por sinal, você também pode escolher para onde o Google Alerts deve enviar esses resultados. Pode ser tanto para um feed RSS como para seu próprio endereço de e-mail. Quando estiver editando seu alerta, perceberá quanta coisa pode agregar a seu nome. O Google apresenta mais de 1.000 sugestões! As mais óbvias a incluir, para o nosso caso de monitoramento da marca pessoal, são: “Erros ortográficos comuns em seu nome”, “Seu endereço residencial e números de telefone”, “Nomes anteriores (solteira, casada, etc.)”.

E para encerrar não preciso nem dizer sobre o google né?! o quanto é importante você “googlar” de tempo em tempo seu nome e verificar quais resultados estão aparecendo na primeira página, se você está satisfeito, se tem resultados que não gostaria que estivessem aparecendo, para que possa tomar uma ação. Fique Ligado!

Percebeu o quanto essas search engines (máquinas de busca) podem fazer para que você monitore sua personal brand online?

Não perca tempo e vá até elas!

Continue lendo