A história que você conta e a história que contam de você!

Compartilhe

Você sabe da importância de ter um roteiro, uma história pessoal?

Estamos na era H2H (Human to Human ou, em português, Humano para Humano), por isso tanto marcas corporativas como pessoas sempre contam sua história. E se você não for o seu próprio protagonista e contar a sua, alguém irá contar por você.

Mas contar histórias não é algo fácil e a história tem que ser verdadeira, ok? Diversas empresas investem em criar emoções e desejos para ganhar a confiança e o coração de seus consumidores.

Mas a história começa antes da criação da campanha. E o mesmo vale para profissionais que desejam fortalecer sua imagem pessoal para os negócios ou fazer uma transição de carreira e colocar sua atuação profissional junto à sua vida pessoal.

O famoso Discurso de Elevador

Desde o início de nossa história até hoje, a comunicação é algo fundamental e que sempre foi feito, especialmente para transmitir ensinamentos e mensagens ao longo do tempo.

Mas atualmente, o tempo parece estar mais escasso e corrido com nosso cotidiano contemporâneo e cheio de informações. Por isso, toda informação deve ser passada da maneira mais simples, rápida e eficiente.

Storytelling, ‘contar histórias’, do inglês, é uma poderosa ferramenta para ser usada no dia a dia, tanto de maneira pessoal quanto profissional. O Storytelling é formado por quatro elementos:

  • Mensagem: que deve prender a atenção de quem a ouve;
  • Conflito: que é o diferencial da mensagem, aquilo que transforma a maneira de pensar de quem escuta;
  • Personagens: para compor a história e,
  • Enredo: que deve ser bem construído para fazer sentido e prender a atenção do início ao fim.

Então, falando em contar bem histórias, você já ouviu falar em Elevator Pitch? Em geral, você tem 1 minuto para conseguir ganhar – ou perder – o interesse de alguém.

Ou seja, para ter um roteiro de história pessoal, não basta simplesmente contar uma história em que o clímax ou a parte mais interessante vem no final ou que vai ficando boa à medida que passa.

Ao se apresentar numa reunião, por exemplo, você deve fisgar a atenção de todos do ambiente o mais rápido possível.

E assim surgiu o Elevator Pitch, que faz referência ao discurso de vendas (“Pitch”) e elevador (“Elevator”), ou seja, você deve fazer a abordagem que deseja em 1 minuto, tempo médio que uma pessoa fica dentro de um elevador.

Ao se apresentar em apenas 30 segundos ou em 1 minuto, qual é o seu impacto? Você consegue transmitir que é uma pessoa importante?

Storytelling

Já o storytelling é a construção de uma história que conecta quem a conta com quem a escuta. Para que isso aconteça, é necessário criar um sentimento em torno do que é contado, para criar empatia.

A narrativa deve ser envolvente e empolgante e é necessário que a mensagem seja feita visando o seu público-alvo.

Pode parecer simples, mas não é. O apoio de um especialista ajuda a desenvolver a narrativa correta para passar a exata mensagem que você deseja e, dessa forma, construir sua marca pessoal transmitindo todos os seus valores.

E você, o que tem feito para criar sua marca pessoal? Conte para gente seus truques e experiências ao contar sua história!

Até a próxima,

Daniela Viek

>>> MEU PRESENTE MEU PARA VOCÊ <<<

Para você que me acompanha aqui no BLOG

EBOOK – GESTÃO DA SUA MARCA PESSOAL – Um Guia Prático para Gestão da Sua Marca Pessoal de A a Z – BAIXE GRÁTIS! >>>>> http://bit.ly/EbookMP-AZ

Continue lendo